Como Estudar?

Ana Bela Cabral

Ana Bela Cabral


À exceção dos meses de julho, agosto e setembro, o Gabinete ABC organiza todos os meses uma oficina gratuita, aberta à comunidade, sobre uma das 3 temáticas que correspondem a cada um dos seus 3 departamentos: Tradução, Formação e Organização de Eventos.

Neste mês de outubro, a oficina foi organizada pelo Departamento de Formação e, em simultâneo, marcou a inauguração do recém-criado serviço de Apoio Escolar. As temáticas educativas não são, contudo, novidade na dinâmica formativa do Gabinete: diversas foram já as oficinas destinadas a professores e alunos. De lembrar também que uma das áreas que o Gabinete tem em processo de certificação pela DGERT é a área do Ensino Especial.

O que é novidade é que, pela primeira vez, quisemos “colocar em confronto” as 3 partes interessadas: alunos, professores e encarregados de educação. O resultado foi surpreendente e promete novos desenvolvimentos!

A oficina foi estruturada em 3 partes fundamentais:

– Técnicas de organização do espaço de estudo;

– Técnicas de organização do tempo de estudo;
– Técnicas de estudo e memorização.

A N/ Formadora, a Andreia Pinta, Psicóloga de formação e Responsável pelo Departamento de Formação do Gabinete ABC, teve o dom de “quebrar o gelo” com os mais pequenos e de os pôr a participar e, até, a interpelar os Professores. Do outro lado, os Professores também aproveitaram a presença de alunos em terreno neutro para esclarecer dúvidas e tirar teimas! Os Encarregados de Educação presentes partilharam igualmente as suas opiniões.

A partilha de experiências e a “troca de dicas” foi muito profícua e enriqueceu o meu papel de relatora. Do levantamento de necessidades efetuado durante a ação e que resultará também da análise dos questionários de avaliação da oficina, bem como da recolha dos inúmeros contributos dados, será produzido um e-book que o Gabinete ABC colocará à disposição de todos os interessados muito em breve!

Mais novidades seguem dentro de alguns dias!

Ana Bela Cabral

Diretora

Partilha esta publicação

Comentários recentes

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *