OFICINA DE TÉCNICA VOCAL – RESPIRAÇÃO

Ana Bela Cabral

Ana Bela Cabral

            Teve lugar ontem, dia 23 de fevereiro, a N/ oficina de Técnica Vocal – Respiração, com Ana Celeste Ferreira, formadora do Gabinete ABC desde 2004. Esta foi a primeira de uma série de oficinas a ter lugar no decorrer deste ano no âmbito da Técnica Vocal orientadas por esta formadora.

            Consciente de que a voz é o principal instrumento de trabalho de um conjunto significativo de profissionais (professores, radialistas, cantores, intérpretes, entre outros), a equipa de formação da N/ empresa tem procurado incluir sempre na sua planificação oficinas ou ações de formação na área da Comunicação Oral. São exemplo dessas iniciativas a oficina de Técnica Vocal para Intérpretes de Conferência ocorrida em 2004 e uma série de oficinas posteriores sobre a voz: Comunicação Oral – a Voz, Socorro, vou apresentar um trabalho!, e, agora, estas oficinas de Técnica Vocal para Professores.

            No caso desta primeira ação sobre a respiração, contámos com a participação de 14 formando(a)s, na sua maioria Professore(a)s, um número que correspondia ao limite de inscrições e ao máximo aceitável a fim de garantirmos que todos pudessem pôr em prática as técnicas aprendidas, sob supervisão.

            A iniciativa começou de imediato com uma componente prática de respiração abdominal e de aquecimento vocal, durante a qual o(a)s formando(a)s tomaram consciência da noção de “respiração correta”.

            De seguida, seguiu-se uma componente teórica iniciada com um pequeno teste diagnóstico sobre a morfo-fisiologia do aparelho fonador.

            Por fim, uma nova componente prática pôs o(a)s formando(a)s a exemplificar leituras em voz alta com uma gestão otimizada da respiração. Os resultados e as diferenças registados foram surpreendentes!

            No próximo dia 16 de marçoterá lugar a 2ª edição desta mesma oficina (dada a elevada procura da mesma), antes de partirmos para o módulo da projeção vocal que deverá ocorrer nos meses de abril ou maio.

Partilha esta publicação

Comentários recentes

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado.