Tertúlia (Re)conhecer a História da Arte

Ana Bela Cabral

Ana Bela Cabral


No passado dia 21 de junho, teve lugar nas nossas instalações a tertúlia “(Re)conhecer a História da Arte”, cuja animação esteve a cargo do Historiador e Arqueólogo José Paulo Francisco.
Importadas de Espanha, as tertúlias mais não são do que reuniões informais entre amigos ou frequentadores de um determinado estabelecimento, por norma, um café, para discutir variados temas. Em Portugal, foram populares as tertúlias d’A Brasileira, do Nicolaou do Majestic. Bocage, Alexandre Herculano, Almada Negreiros ou Fernando Pessoa foram alguns dos participantes de vulto nessas iniciativas.
Partindo da teoria social de que não há distinção entre natureza e cultura, e da convicção de que, na origem, essa cultura se encontra em todas as formas de arte, quisemos viajar no tempo e remontar ao Paleolítico para revisitar expressões que falam de nós, que constroem a nossa história e que se transformaram em Património da Humanidade. Houve unanimidade nos objetivos propostos:
– Por um lado, aliar estas discussões informais a visitasno terreno, sempre que possível;
– Por outro, dar seguimento às tertúliassobre História da Arte, evoluindo assim cronologicamente na nossa revisitação.
Assim, no próximo mês de setembro, ficou a promessa de organização de uma visita ao Museu do Côa e às suas singulares gravuras.

Partilha esta publicação

Comentários recentes

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado.