Dia Europeu das Línguas / ABC

Ana Bela Cabral

Ana Bela Cabral


No dia 26 de setembro, o Gabinete ABC celebrou o Dia Europeu das Línguas. Iniciado pelo Conselho da Europa no ano de 2001, proclamado Ano Europeu das Línguas, desde então celebra-se todos os anos, continuando a recordar a importância das línguas.
O Dia Europeu das Línguas (DEL) constitui uma oportunidade para celebrar a riqueza linguística representada nos 47 estados-membros do Conselho da Europa. É também uma ocasião para celebrar todas as línguas presentes na Europa, incluindo aquelas que, não tendo origem europeia, são faladas diariamente no continente. Com cerca de 225 línguas autóctones na Europa e 6000 a 7000 línguas faladas em todo o mundo, o DEL chama a atenção para os muitos benefícios da aprendizagem das línguas, sem esquecer o desenvolvimento das competências cognitivas, o derrubar barreiras culturais e a abertura a novas amizades e oportunidades profissionais.
Os objetivos específicos do DEL são:
– Alertar o público para a importância da aprendizagem de línguas, de modo a fomentar o plurilinguismo e a compreensão intercultural;
– Promover a riqueza da diversidade linguística e cultural da Europa;
– Encorajar a aprendizagem de línguas ao longo da vida, dentro e fora da escola.
A celebração do DEL no Gabinete ABC começou no dia 25 de setembro com uma visita a Escola Básica da Stª Eugénia onde falámos sobre a diversidade linguística na Europa e os benefícios de estudar línguas estrangeiras. Os alunos receberam materiais promocionais, autocolantes oficiais em diversas línguas e pins do Gabinete ABC. Com o objetivo de divulgar o DEL na comunidade local de Stª Eugénia visitamos os vários estabelecimentos do bairro, para os convidar a celebrar connosco e promover a cooperação no bairro, ao mesmo tempo.
No dia 26 tivemos uma variedade de atividades para adultos e crianças:
– aulas de amostra de línguas menos conhecidas (polaco, irlandês)
– jogos para crianças, por ex. trava-linguas
– karaoke (músicas estrangeiras)
– atividades de aprendizagem: por ex. onomatopeias e nomes de animais em diversas línguas
Com estas atividades esperamos ter atingido os objetivos propostos para o DEL e incentivar a comunidade para a aprendizagem das línguas.

Partilha esta publicação

Comentários recentes

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado.