Já o defendemos em outros artigos: o ponto de partida essencial de toda e qualquer planificação da formação eficiente é o levantamento de necessidades formativas. Formação: 8 tendências para 2021, são as conclusões do nosso levantamento de necessidades formativas.
Para as entidades formadoras certificadas, o levantamento de necessidades formativas é um imperativo da DGERT. Para as empresas em geral – e dado que as 40 horas anuais de formação são obrigatórias por lei – esse levantamento é uma forma de auscultar a sua força de trabalho; avaliar as suas reais necessidades formativas e planificar/disponibilizar ações de formação que possam, de facto, contribuir para o crescimento pessoal e profissional dos seus colaboradores. Em última instância, tal irá reverter em mais produtividade para as empresas.
As tendências
Anualmente, a Eleva® realiza o seu levantamento de necessidades formativas, quer junto dos seus formandos e clientes habituais, quer ao público em geral através do seu site e das redes sociais. Assim, partilhamos convosco algumas das principais conclusões:
- Os inquiridos são, sobretudo, do sexo feminino (93%) e residem em Portugal Continental (os distritos representados foram Viseu, Lisboa, Porto, Braga, Leiria, Vila Real, Aveiro e Setúbal);
- 75% das respostas provêm do setor privado (sobretudo dos serviços e da indústria);
- 100% responderam afirmativamente à pergunta “Os/As colaboradores/as da empresa apresentam necessidades de formação?”
- 100% responderam “Imprescindível” à pergunta “O que pensa da formação profissional na sua empresa?”
- Na área do desenvolvimento pessoal, as duas áreas mais votadas foram a “Gestão do tempo e organização do trabalho” e “Gestão do stress e de conflitos”;
- Em termos de línguas estrangeiras, as línguas mais votadas foram o inglês e o francês;
- No respeitante à língua materna (o português), as duas ações mais votadas foram o Storytelling e a Comunicação em Público;
- O modo de formação mais votado foi o e-learning/formação a distância, e o horário, o pós-laboral.
No fundo, acreditamos que estes resultados refletem na perfeição as tendências atuais, nomeadamente:
- A preferência pela digitalização da formação;
- O caráter imprescindível da formação contínua e da atualização constante de conhecimentos;
- O foco nos resultados e na rastreabilidade de métricas (com a preocupação de gerir tempo e conflitos de uma forma mais eficaz);
- A necessidade de criar conteúdos magnéticos para forjar uma audiência.
O plano de formação Eleva
É também com satisfação que constatamos que o Plano de Formação que a Eleva® elaborou para 2021 tem em conta essas tendências e traz respostas concretas às solicitações. São disso exemplo:
- As ações de formação em língua inglesa e francesa (como também a continuidade da aposta no alemão e na Língua Gestual Portuguesa);
- Os cursos de gestão do tempo e gestão de conflitos com PNL;
- Todas as ações de formação da Escola de Copywriting®, nomeadamente, a certificação em Storytelling e a 3.ª edição do curso certificado de Copywriting.
- A conversão de quase todas as ações de formação da Eleva® em modo de live learning (por videoconferência) ou formato híbrido.
Os primeiros cursos
E o ano começa da melhor forma com 2 cursos confirmados: francês para agentes imobiliários e Língua Gestual Portuguesa (Nível 2) [inserir link da LP].
Já espreitaste o N/ Plano de Formação para 2021? Obviamente, além das ações calendarizadas, haverá sempre espaço para o desenvolvimento de outras ações sugeridas ou pertinentes.
Resta-nos desejar-te um excelente ano de 2021, com planificação, foco nos resultados e formação com sentido!
Comentários recentes