Hoje, vamos refletir sobre Formação Assíncrona e 5 Critérios de Qualidade para a escolher.
A distância temporal de 2 anos já nos permitiu refletir sobre algumas consequências e mudanças impostas pela pandemia, em diversos setores.
Na formação, essas mudanças já se fazem sentir há algum tempo, desde que nos vimos todos forçados a confinar pela primeira vez…
Quem não fez uma formação (ou mais…) online durante os sucessivos confinamentos? Quem não se deixou tentar pelos apelos incessantes de webinars e formações a preços “de amigo”?
Não restam dúvidas: a formação presencial foi interrompida e nasceu um nicho de mercado muito apetecível. Foram muitos os profissionais de diversos setores que criaram os seus cursos online. Nesse contexto de “cogumelos”, abriu-se um precedente: uma vez experimentada a formação online e as suas vantagens, resiste-se agora ao regresso à formação presencial.
Verdade seja dita, o atual preço dos combustíveis também não ajuda…
Antes de qualquer reflexão sobre a qualidade da formação assíncrona, convém, precisamente, distinguir esta modalidade da formação síncrona:
- No modo assíncrono, as atividades formativas são diferidas (não há contacto visual e auditivo com o formador, em tempo real), a fim de respeitar o ritmo de estudo de todos os formandos.
- No modo síncrono, os formandos devem conformar-se com um horário predeterminado para as atividades formativas e participar em direto.
Agora, sim, estamos em medida de definir alguns critérios a ter em conta, antes de comprar formação online assíncrona:
- Os objetivos da formação devem estar bem definidos e ser claros;
- As atividades formativas devem ser variadas, apelativas e o mais próximas possível de situações reais e de casos concretos;
- A ação de formação possibilita uma aprendizagem autónoma, suportada por um sistema de mentoria à distância, a fim de responder rapidamente a questões, motivar e apoiar os formandos no seu processo formativo;
- Os meios tecnológicos encontram-se ao serviço do processo formativo. As ferramentas utilizadas (vídeo, exercícios interativos, animações, etc.) e os meios de comunicação utilizados devem contribuir para reforçar a aprendizagem, manter o interesse e atingir os objetivos;
- Os conteúdos formativos (manuais, vídeos, MP3, textos, etc.) são apropriados e foram elaborados conjuntamente por especialistas na área formativa e especialistas em meios tecnológicos.
Seja empresa ou consumidor final, é determinante que compre formação que responda da melhor forma aos objetivos traçados.
Se, além do imperativo legal (no caso das empresas), a formação puder ser um fator de motivação, de crescimento pessoal, sem “atropelar” muito os horários de trabalho e se tornar um entrave, melhor ainda.
Tendo em conta estes critérios de qualidade e os novos contextos formativos que se adivinham, a Eleva® decidiu criar a sua plataforma de formação assíncrona, com os mesmos rigor e criatividade de sempre.
O lançamento oficial será no próximo mês de junho. Fica atent@!
Se nos queres sugerir alguma ação de formação em modo assíncrono que gostarias de fazer, contacta-nos: teremos o maior gosto em tomar em conta as tuas sugestões!
Até já!
Comentários recentes