Tendências Formativas para 2019 e Método Eleva

Tendências formativas 2019 Método Eleva
Ana Bela Cabral

Ana Bela Cabral

Neste artigo, conhece as tendências formativas para 2019 e verifica se o Método Eleva está em conformidade com as mesmas!

O Inquérito da Donald H. Taylor Services

Todos os anos, desde 2014, a Donald H. Taylor Services Limited leva a cabo um inquérito junto de profissionais da formação no sentido de auscultar quais as tendências formativas e de desenvolvimento aguardadas para o ano em curso.

Assim, para o corrente ano de 2019, o inquérito foi aplicado em 92 países e recolheu a opinião de cerca de 2000 pessoas, entre 18 de dezembro de 2018 e 25 de janeiro de 2019. Seguem-se os resultados do ranking das 15 opções mais votadas:

O ponto comum encontrado no “top 3” das tendências formativas é esclarecedor: a formação baseia-se cada vez mais em dados. Se não, vejamos:

      1. Personalização;
  1. Inteligência Artificial;
  2. Analytics.

O Método Eleva

Salvaguardadas as devidas adaptações e nuances regionais (nenhum profissional português respondeu ao inquérito), quisemos averiguar se a Eleva e o Método Eleva se encontram alinhados com essas tendências. O resultado é expressivo: sim, o Método Eleva está alinhada ou “em vias de alinhamento”!

Para melhor compreensão, selecionámos as 5 tendências formativas do ranking que integram ativamente o Método Eleva:

  1. A Personalização. A personalização é a pedra de toque do Método Eleva: não trabalhamos UFCD, fazemos exclusivamente formação à medida e os nossos produtos “Premium” são, sem sombra de dúvida os solos, os duos e os mini-grupos (de 3 a 6 formandos);
  2. A Formação Colaborativa. Todo o Método Eleva repousa na construção colaborativa de ferramentas a adotar pelo Formando. De igual modo, promovemos a troca esporádica de Formadores a meio da ação. Finalmente, organizamos simulações por videoconferência com profissionais do mesmo setor do Formando, entre outros;
  3. A Microformação. O Método Eleva é baseado no processo de chunk-down e nas modalidades de aprendizagem que nos vêm da PNL (pequenas unidades de formação e variedade tipológica de conteúdos).
  4. A Formação Orientada (para a atividade do cliente-formando). Para o Método Eleva, o Levantamento de Necessidades Formativas é um processo participativo durante o qual empresa e/ou formando indicam claramente quais as competências e os conteúdos prioritários a cobrir pela ação.
  5. As Neurociências. O Método Eleva (que se encontra em fase de registo de marca) parte da Certificação Internacional em Neurolanguage Coaching (ELC / ICF) e aplica todos os seus procedimentos.

Conclusão

Em conclusão, conscientes de que o caminho é ainda longo e dinâmico, congratulamo-nos, no entanto, com as tendências formativas que já temos implementadas na Eleva e com as que já estão a ser analisadas e construídas. Sabemos que vender formação é, antes de mais, vender confiança. É para garantir a melhoria contínua que trabalhamos diariamente.

Partilha esta publicação

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on print
Share on email
Comentários recentes

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *